Banco de relatos de acidentes em montanha - CBME

Relatório número 143

*** Caso você conheça as circunstâncias do episódio descrito abaixo e identifique discrepâncias por favor nos comunique***
 
Fonte do relato: Relato escrito por um dos participantes

Tipo de evento: Acidente

Mês e ano: Junho  2021
Parte do dia:
Local: Penha - SC/Ponta da Vigia
Número total de pessoas envolvidas: 2
Número fatalidades: 0

Tipo de ambiente: Rocha (escalada livre ou artificial)

Etapa da atividade: Sem movimento (inclui paradas de escalada em rocha)

Condições atmosféricas no momento: Parcialmente nublado

Causa(s) imediata(s):
Atingido por rocha ou objeto

Causa(s) contribuinte(s):
Agarra quebrou

Tipo(s) de ferimento(s):
Fratura

Nível de experiência dos envolvidos:
Experiente (mais de 3 anos)

Relato:
O escalador 1, devidamente equipado, estava guiando uma via com proteções móveis, quando, a aproximadamente 4 metros de altura da base, encontrou rochas soltas.
O mesmo desescalou para instalar mais uma proteção e desviar da zona instável.
Neste momento uma rocha, medindo aproximadamente 50x25x20 cm, se soltou, e em segundos, atingiu a perna de apoio do escalador 2, também devidamente equipado, mas que, no momento, estava olhando para baixo (para o freio Gri-gri), causando fratura do fêmur direito e no pé esquerdo.
O escalador 1 desescalou a via, retirando as proteções, prestou os primeiros socorros, acionou os Bombeiros (enviando coordenadas e solicitando apoio aéreo) e pôde colaborar em todas as fases do resgate.

Prevenção (opinião do relator):
A baixa altura da rocha em relação ao solo (ao segurador) colaborou para que o evento acontecesse muito rápido!
Não houve tempo para o escalador 1 gritar: "PEDRA!".
Não houve tempo para o escalador 2 (que, no momento, estava olhando para baixo) reagir ao ocorrido.
Todos os escaladores devem estar atentos para o desprendimento de rochas (que é normal em nosso esporte) e saberem agir rápido em caso de emergência.
Ter um bom kit de primeiros socorros, proteger os equipamentos, desbloquear os telefones de todos os participantes antes de começar qq escalada, ... pode agilizar a busca por socorro.

*** Este relato foi fornecido de forma espontânea por um membro da comunidade de montanhistas e reflete sua visão do acidente e sua opinião pessoal. Apesar de fazer máximo esforço para confirmar a veracidade e exatidão dos relatos, a CBME ou seus membros não se responsabilizam por eventuais discrepâncias ou inconsistências encontradas nos relatos, ou ainda se indivíduos ou empresas se sentirem de alguma forma ofendidos ou injustiçados pelo conteúdo do relato, apesar da forma anônima de apresentação dos dados. ***