Banco de relatos de acidentes em montanha - CBME

Relatório número 55

*** Caso você conheça as circunstâncias do episódio descrito abaixo e identifique discrepâncias por favor nos comunique***
 
Fonte do relato: Relato escrito por uma testemunha

Tipo de evento: Incidente (quase acidente)

Mês e ano: Agosto  2013
Parte do dia: Noite
Local: Santo André - SP/Paranapiacaba - Trilha da Cachoeira da Fumaça
Número total de pessoas envolvidas: 21
Número fatalidades: 0

Tipo de ambiente: Floresta (trilha ou picada)

Etapa da atividade: Caminhando (inclui escaladas fáceis sem equipamento de proteção)

Condições atmosféricas no momento: Sol

Causa(s) imediata(s):
Perdido(s)

Causa(s) contribuinte(s):
Habilidades excedidas
Erro de orientação

Tipo(s) de ferimento(s):
Desidratação

Nível de experiência dos envolvidos:
Moderada (1 a 3 anos)

Relato:
Durante uma aventura de final de semana, 06 pessoas se perderam na Serra do Mar, na região de Paranapiacaba em Santo André / SP. O Corpo de Bombeiros foi acionado no domingo (11/08/13) por volta das 19h00, enviando para o local 03 equipes e dando início às buscas ainda durante a noite. Devido ao mau tempo, as buscas foram suspensas e retomadas ao nascer do sol, segunda-feira (12/08/13), com uma equipe de 07 homens.

Ao longo do dia, por volta das 15h00, as supostas vítimas foram localizadas, porém, devido à dificuldade de acesso ao local, o helicóptero Águia foi acionado.

Durante o resgate foi constatado que a quantidade de vítimas não coincidia com as informações passadas pelos Bombeiros...

A partir desse momento, ficou claro que o grupo resgatado de 4 rapazes, muito bem equipados, que estavam fazendo uma atividade de rapel em cachoeira, conhecida como canyoning, não se tratavam das mesmas vítimas que acionaram o Corpo de Bombeiros no dia anterior. Eles não estavam perdidos, porém, um deles estava com o tornozelo lesionado.

Após a retirada dessas vítimas ainda restavam outras 06 pessoas na região. Retornando até o local indicado pelos Bombeiros, a equipe do Águia 21 retirou em segurança as 06 pessoas que estavam perdidas.

Imagens do resgate feitas pela equipe do Águia, juntamente com a entrevista de um dos Policiais envolvidos na ocorrência, estão disponíveis no site: http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2013/08/imagens-mostram-resgate-de-grupos-perdidos-em-mata-no-abc.html

Análise (CBME):
A comunicação entre as equipes de resgate pode ser precária devido a problemas de recepção em áreas remotas.
O grupo de excursionistas não tinha levado roupas adequadas para passar a noite (informação fornecida pelo relator em comunicação eletrônica) e um dos participantes apresentava hipotermia no momento do resgate.
Recomendações (CBME):
Seguir as regras da área a ser explorada (parque, etc) no sentido de comunicar aos responsáveis (guarda-parque, portaria) quem são os integrantes da excursão e qual o trajeto a ser feito.
Quando não houver vigilância na área a ser excursionada, um amigo ou conhecido deve estar ciente do percurso a ser seguido e cronograma previsto e fornecer os dados às autoridades em caso de atraso significativo do grupo.

*** Este relato foi fornecido de forma espontânea por um membro da comunidade de montanhistas e reflete sua visão do acidente e sua opinião pessoal. Apesar de fazer máximo esforço para confirmar a veracidade e exatidão dos relatos, a CBME ou seus membros não se responsabilizam por eventuais discrepâncias ou inconsistências encontradas nos relatos, ou ainda se indivíduos ou empresas se sentirem de alguma forma ofendidos ou injustiçados pelo conteúdo do relato, apesar da forma anônima de apresentação dos dados. ***