Banco de relatos de acidentes em montanha - CBME

Relatório número 58

*** Caso você conheça as circunstâncias do episódio descrito abaixo e identifique discrepâncias por favor nos comunique***
 
Fonte do relato: Relato escrito com dados fornecidos por um dos participantes ou uma testemunha.

Tipo de evento: Acidente

Mês e ano: Julho  2013
Parte do dia: Tarde
Local: Pedra Bela - SP/Pedra do Santuário (Pedra Bela)
Número total de pessoas envolvidas: 1
Número fatalidades: 0

Tipo de ambiente: Rocha (escalada livre ou artificial)

Etapa da atividade: Descendo (inclui rapel)

Condições atmosféricas no momento: Desconhecido

Causa(s) imediata(s):
Falha humana ou desconhecimento de técnica
Comportamento de risco

Causa(s) contribuinte(s):
Sem capacete
Segurança inadequada
Sem proteção ou com proteção inadequada

Tipo(s) de ferimento(s):
Laceração

Nível de experiência dos envolvidos:
Experiente (mais de 3 anos)

Relato:
Estive em Pedra Bela um dia após o acidente e vi rastros de sangue na parede em local onde ficam vias fáceis usadas para cursos de escalada (campo escola de Pedra Bela, base da via "Maracujina").
Ao me informar com pessoas que estiveram no local no dia anterior, me informaram que um instrutor de curso de escalada, durante curso da empresa, havia caído e batido a cabeça naquele local.
A pessoa estava fazendo rapel - provavelmente desde o topo da pedra (45m) - e chegou no final da corda caindo alguns metros.
Na queda bateu a cabeça na parede, parando em uma fenda a uns 4 metros do chão, onde foi possível ver muito sangue, tendo que ser resgatado.

Abaixo cópia de email, enviado na lista hangon sobre o acidente, relatado por outra pessoa que estava no local no incidente:

"Acidente na Pedra Bela - Pedra do Santuário - SP .

Este final de semana dia 6 (sábado), estávamos passando curso na Pedra do Santuário e havia outra empresa passando curso também, um dos instrutores desta outra empresa sofreu uma queda de aproximadamente uns 10 metros, pelo que parece ele não meiou a corda e nem fez nós em suas pontas na hora de rapelar.
Ele ficou preso a poucos metros do chão em uma greta de cabeça para baixo, sofreu um ferimento profundo na parte posterior da cabeça pois não estava de capacete.

Esse tipo de acidente esta se tornando frequente, tem que ser divulgado para sabermos realmente se foi isso que ocorreu e alertar as pessoas dos riscos que correm por não fazerem os procedimentos corretos e por falta de equipamentos de segurança.

O escalador foi resgatado da rocha por nós, juntamente com [...] e recebeu os primeiros socorros na base da pedra, em seguida o SAMU chegou e assumiu. "...

[Nota CBME: relato editado para remoção de dados identificadores].

Prevenção (opinião do relator):
O acidente poderia ter sido evitado com 2 procedimentos básicos:
- uso de capacete;
- nó na ponta da corda.

*** Este relato foi fornecido de forma espontânea por um membro da comunidade de montanhistas e reflete sua visão do acidente e sua opinião pessoal. Apesar de fazer máximo esforço para confirmar a veracidade e exatidão dos relatos, a CBME ou seus membros não se responsabilizam por eventuais discrepâncias ou inconsistências encontradas nos relatos, ou ainda se indivíduos ou empresas se sentirem de alguma forma ofendidos ou injustiçados pelo conteúdo do relato, apesar da forma anônima de apresentação dos dados. ***