Banco de relatos de acidentes em montanha - CBME

Relatório número 80

*** Caso você conheça as circunstâncias do episódio descrito abaixo e identifique discrepâncias por favor nos comunique***
 
Fonte do relato: Relato escrito com dados fornecidos por um dos participantes ou uma testemunha.

Tipo de evento: Acidente

Mês e ano: Outubro  2014
Parte do dia: Tarde
Local: Rio de Janeiro - RJ/Pedra da Gávea, parque nacional da tijuca
Número total de pessoas envolvidas: 4
Número fatalidades: 1

Tipo de ambiente:
trepa pedra de 1 grau

Etapa da atividade: Subindo (inclui guiando, segundo ou cordas fixas)

Condições atmosféricas no momento: Nublado

Causa(s) imediata(s):
Comportamento de risco

Causa(s) contribuinte(s):
Sem proteção ou com proteção inadequada

Tipo(s) de ferimento(s):
Fatalidade

Nível de experiência dos envolvidos:
nenhuma

Relato:
O turista A ao passar pela carrasqueira, lance de exposição a altura média de 30 metros , sem calçado adequado, experiência ou equipamentos de segurança, escorregou e caiu.

Prevenção (opinião do relator):
Se o turista estivesse com a assessoria de um guia de montanha profissional não haveria o risco de queda ou então acompanhado por alguém com conhecimento de ténicas de montanhismo, um guia amador. Ou então se ele tivesse conhecimento sobre as corretas técnicas de segurança em montanhismo.
Análise (CBME):
Locais de acesso fácil e aberto ao público são um problema para turistas sem conhecimento do grau de periculosidade característico de cada local. Exemplos estão escaladas fáceis e grutas, que podem não parecer ameaçadoras ao turista não-montanhista, mas que podem facilmente resultarem em fatalidade como nesse caso.
Recomendações (CBME):
Placas de advertência devem ser colocadas em pontos estratégicos para informar aos desavisados. À época da revisão desse relato, fomos informados que placas de advertência estavam sendo providenciadas para a Carrasqueira.

*** Este relato foi fornecido de forma espontânea por um membro da comunidade de montanhistas e reflete sua visão do acidente e sua opinião pessoal. Apesar de fazer máximo esforço para confirmar a veracidade e exatidão dos relatos, a CBME ou seus membros não se responsabilizam por eventuais discrepâncias ou inconsistências encontradas nos relatos, ou ainda se indivíduos ou empresas se sentirem de alguma forma ofendidos ou injustiçados pelo conteúdo do relato, apesar da forma anônima de apresentação dos dados. ***