Formulário de relato de acidentes em montanha - CBME



O principal propósito deste formulário é o de se criar um Banco Online de Acidentes em Esportes de Montanha, de acesso aberto, atualizado após inclusão de cada relato. Quando estudamos a causa de um acidente temos a chance de reduzir as chances dele se repetir, especialmente divulgando causas e conclusões para a comunidade e entidades envolvidas com a prática do montanhismo e suas várias modalidades em nosso país. A pessoa que preencher este relatório deve estar familiarizada com as circunstâncias do acidente/incidente. Se possível, a(s) pessoa(s) envolvida(s) diretamente com o acidente deve(m) preenchê-lo e revisá-lo antes de submetê-lo. Narrativas completas e sugestões para os próximos praticantes que forem para o mesmo local são bem vindas. Os relatórios são apresentados de forma anônima, apenas com informações sobre o acidente, sem mencionar nomes ou detalhes pessoais do relator ou dos envolvidos. Os dados e informações submetidas ficam sob custódia da CBME (em uma base de dados), obedecendo um rígido padrão técnico e ético para posterior análise e divulgação de resultados relevantes. Este formulário está em constante evolução, sendo esta a sua segunda versão (Junho/2013). Se você tem alguma sugestão para melhorá-lo, não hesite e escreva para nós. Sua contribuição é muito importante e será analisada e incorporada caso pertinente.
IMPORTANTE: ao enviar um relato, o relator automaticamente concorda com (1) a ulterior divulgação do relato, seja online no sistema de consulta para usuários ou de forma impressa em compilações de relatos. Também concorda que (2) a CBME pode a seu critério obter receitas por meio de anúncios incluídos nas páginas web do sistema de inclusão/apresentação de relatos ou em compilações impressas, eximindo a CBME de obrigação de repasse de receitas porventura advindas de publicidade.
 
Dados do relator (não serão divulgados)
Nome completo
Telefone (com DDD)
Email
Escolha a opção que melhor se aplica a esse relato:



Você está relatando um INCIDENTE (quase acidente) ou um ACIDENTE?

Em que data ocorreu? Dia:  Mês:  Ano:  (4 dígitos)
Em que horário aproximadamente?
Município  Estado
Local (Cite a montanha, área, região, via e/ou qualquer informação que julgar pertinente para identificar geograficamente o local do ocorrido)

Número total de pessoas envolvidas
Número de fatalidades (se houver)
Pessoas diretamente envolvidas (indique quando possível os nomes, idades e tempo de experiência  das pessoas envolvidas; uma pessoa por linha; pode-de optar por identificar por letras, exemplo: escalador A, escalador B, participante A, participante B, etc.) - Nomes dos envolvidos não serão divulgados.

Em que tipo de ambiente?






Outro:

Em qual etapa da atividade?




Outro:

Quais eram as condições atmosféricas no momento?






Descreva outras condições atmosféricas relevantes; se possível, informe temperatura, vento, presença de tempestades, geada, neblina (incluindo whiteouts) e outras que julgar pertinentes. Mesmo que estas não estejam diretamente relacionadas com o ocorrido, são dados importantes para o relatório.

Causa(s) imediata(s) do incidente/acidente (geralmente uma só opção):













)


Outro:

Causa(s) contribuinte(s):















Outro:

Tipo(s) de ferimento(s) (se existente) - se desejar, especifique maiores detalhes no relato

Nível de experiência dos envolvidos (caso os participantes possuírem nível diferente de experiência entre si, marque as opções que se aplicam e especifique abaixo no relato qual participante era mais experiente):




Outro:

Relato/descrição do ocorrido:
Nesta etapa faça um relato do ocorrido, fornecendo o maior número de informações possíveis, bem como coloque informações que julgar necessárias (inclusive aquelas que não estão contidas na forma de pergunta neste formulário, mas que você julga importante reportar/constar). Não use nomes na descrição, e sim "Escalador A", "Escalador B", "Participante A", "Participante B", etc.. Empresas e ginásios também devem ser identificados de forma semelhante - "Operadora de turismo A", "Ginásio de escalada B", "Clube de montanhismo C", etc..

Prevenção - Na sua opinião, quais conhecimentos e técnicas irão ajudar a prevenir futuros acidentes/incidentes iguais ou similares?



     


Atenção - podem ser relatados:
1) Acidentes em qualquer modalidade de escalada, em ambiente de montanha ou não (ginásio, muros de escalada, etc.).
2) Acidentes em caminhada em ambiente de montanha ou trilha
3) Acidentes envolvendo brasileiros no exterior

Iremos também incluir acidentes nas seguintes modalidades, seja em ambiente de montanha ou não, devido principalmente à similaridade dos equipamentos ou técnicas utilizados:
1) Rapel
2) Bungee jumping
3) Espeleologia
4) Técnicas verticais profissionais
5) Arborismo
6) Slack-line / High line
7) Canionismo

Acidentes em ambiente de montanha porém em modalidades muito específicas (BASE jumping, Parapente, etc.) devem ser relatados em outro canal apropriado.

*** Esse formulário é uma versão baseada no original usado pelo AAC (American Alpine Club) ***