Home Critérios Pré-Seleção

Critérios Pré-Seleção

A indicação será feita pelo público através de formulário online, onde serão preenchidas as informações para a candidatura, lembrando que o feito deve ter ocorrido necessariamente no ano anterior à premiação. O formulário estará disponível no início do ano da premiação. Por exemplo, os candidatos aos feitos de 2016 serão premiados em 2017.

Será formada uma Comissão do Mosquetão de Ouro, por indicação da diretoria da CBME, responsável por receber as indicações, verificar sua adequação em relação à categoria e ao feito e fazer uma pré-seleção de acordo com o atendimento aos requisitos. A comissão poderá, a seu critério, indicar outros potenciais candidatos.

Três nomes por categoria serão selecionados pela Comissão para concorrer a premiação do ano (os indicados). A comissão fará o levantamento do material de divulgação explicando o feito, sua representatividade e repercussão. As indicações relacionarão a pessoa indicada diretamente com o feito em questão, por exemplo: Fulano de tal por ter feito a conquista de tal via. Período: abril de 2016.

As indicações devem considerar aspectos que incluem, mas não são limitados a:

– Feito para o esporte

– Estilo da ascensão

– Espírito de Exploração

– Nível de comprometimento e autossuficiência da expedição

– Nível técnico exigido

– Nível de risco

– Respeito ao meio-ambiente

– Respeito à comunidade local e a outros montanhistas

 

Indicados e votação do ganhador

 

Dentre os três indicados, será aberta uma nova votação para se determinar o ganhador do premio do ano em questão.

  • Os indicados serão apresentados ao público através da divulgação de seus nomes e feitos.
  • A seleção será realizada através da apuração da eleição, onde serão computados o voto popular (1 voto), o voto CBME (1 voto) e voto da Comissão do Mosquetão de Ouro (1 voto).
  • O voto popular será apurado através de uma eleição pela Internet, com a seleção do nome mais votado por categoria.
  • O voto CBME será apurado através de uma eleição realizada entre as federações e associações filiadas, com a seleção do nome mais votado por categoria.
  • O voto da Comissão será apurado através de uma eleição realizada entre os membros da Comissão, com a seleção do nome mais votado por categoria.
  • Será, então, contabilizados o total de votos (1 voto popular, 1 voto das entidades da CBME e 1 voto da Comissão) para se chegar ao vencedor do ano. Em caso de escolha de três nomes diferentes, a Diretoria da CBME terá direito ao voto de minerva.